Paisagem Capoeira dos Índios_menor

A Floresta Amazônica é conhecida por todos pela sua rica biodiversidade e sua importância para o equilíbrio ambiental do planeta. Mas o que poucos sabem é que para nós, arqueólogos, o chamado “pulmão do mundo” também é um oásis.

A riqueza de vestígios na região amazônica rendeu ao bioma uma espécie de pasta particular na Arqueologia Brasileira: a Arqueologia Amazônica. E foi neste mundo rico e surpreendente que a Habilis esteve mergulhada nos últimos dois anos. Depois de cumprir todas as exigências do Iphan e garantir o licenciamento da obra de duplicação da Rodovia AM 070 (Rodovia Manuel Urbano), o sentimento é de dever cumprido.

Mas como cientistas, que nunca deixamos de ser, nossa satisfação com este trabalho também é notória. Afinal, o Resgate Arqueológico, além de nos proporcionar o contato com vestígios já catalogados, nos permitiu encontrar outros artefatos e ampliar o conhecimento arqueológico sobre a região.

Além do sítio arqueológico Capoeira dos Índios, que já era conhecido de pesquisadores antes da duplicação da rodovia Manuel Urbano, constatamos a existência de outros 5 sítios arqueológicos.

O sítio arqueológico Miranda foi pesquisado a partir da abertura de tradagens em todo o seu entorno, caminhamentos e entrevista com moradores. Percebeu-se que se tratava de um sítio já bastante degradado pelas ações antrópicas recentes. Já o sítio Acreano II também se caracterizou como um sítio degradado, porém em virtude das ações naturais de arenização, que foram acentuadas pela retirada da vegetação. Na superfície, ainda é possível avistar alguns fragmentos por entre as ravinas. O mesmo pode se dizer do sítio Lago do Ubim, onde as constantes enchentes possivelmente acabaram por erodir e mobilizar os vestígios culturais nele presentes. O sítio arqueológico EMBRAPA possui uma extensa mancha de terra preta arqueológica e uma cerâmica que remete a grupos ceramistas da fase Manacapuru, algo entorno de 1.000 D.C. O Kemak, após intensas  atividades de prospecção, mostrou-se ser na verdade dois sítios arqueológicos: o primeiro caracteriza-se por uma mancha de terra preta e cerâmica dos grupos Paredão, e a segunda ocupação é formada por uma  cerâmica bem friável, com lascas de líticos em seu extrato.

Outra etapa do trabalho foi a troca de conhecimento com a comunidade local. A Educação Patrimonial permitiu que construíssemos com crianças e adultos uma reflexão sobre o passado e o presente da comunidade. Em escolas de Manacapuru e Iranduba, pudemos falar de patrimônio cultural e resgatar saberes milenares daquele local, como a modelagem de potes em barro.

Como não poderia deixar de ser, a Amazônia nos foi desafiadora. Ainda, o próprio projeto nos impôs desafios específicos. Mas, sem dúvida, desbravar e recompor a história daqueles que viveram muito, muito antes do nosso tempo foi, como sempre, uma experiência muito gratificante. Nossa imensa gratidão a todos os profissionais da equipe, das atividades de campo ao minucioso trabalho de laboratório, que mais uma vez fizeram um brilhante trabalho. Que venham as próximas!

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on TumblrDigg thisShare on RedditEmail this to someonePrint this page

Deixe um comentário