A crescente demanda energética do país abriu as portas para matrizes cada vez mais sustentáveis. Um exemplo disso é o resultado do último leilão de geração de energia elétrica realizado no final de Junho. Mais de 96% dos 51.204 MW vendidos foram provenientes de geração eólica e voltaica.

Não é de hoje que essas fontes estão ganhando espaço no Ambiente de Contratação Regulada (ACR). Atento ao que era tendência já há mais de 10 anos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) adaptou, em 2015, a legislação relativa ao licenciamento arqueológico de empreendimentos no Brasil.

A Instrução Normativa 01/2015 substitui a Portaria 230 de 2002 que regulava os trâmites de licenciamento arqueológico até então. As novas regras deram mais objetividade ao processo e permitiram que cada tipo de empreendimento seguisse um trâmite específico de acordo com suas características.

Ter sido a primeira empresa de consultoria a obter portaria na IN 01, logo após sua publicação, permitiu à Habilis Consultoria transitar com desenvoltura no novo cenário regulamentador. O modo Habilis de fazer consultoria em Arqueologia para licenciamento ambiental consiste em um conjunto de métodos e processos que se adaptam às necessidades de cada empreendimento. Além disso, contamos com laboratório estrategicamente localizado em Goiânia, centro do país. Toda esta estrutura e a experiência de mais de 19 anos de nossos profissionais nos possibilitaram participar deste momento importante de crescimento desta matriz. Afinal, na nossa extensa lista de empreendimentos atendidos, também constam parques eólicos e usinas fotovoltaicas.

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on TumblrDigg thisShare on RedditEmail this to someonePrint this page

Deixe um comentário