No dia 19 de Agosto, se comemora o Dia do Historiador. Arriscamos dizer que, se tem uma profissão que vai continuar sendo importantíssima para nossa formação como nação, independente do avanço da tecnologia ou de outras áreas, será a profissão do historiador. É ele o profissional que lança luz aos eventos do passado e nos permite compreender com outros olhos o cenário atual. E neste ano de 2020, o Dia do Historiador ganhou um significado ainda mais especial para todos nós que trabalhamos com História e patrimônio cultural. É que o Senado Federal rejeitou, no último dia 12, o veto à regulamentação da profissão de historiador.

 

A conquista não é somente dos historiadores, que terão garantidos os direitos de exclusividade no exercício da profissão mediante conclusão de curso de graduação, mestrado ou doutorado em História. Antes, a medida beneficia a toda a sociedade, que estará servida de profissionais com qualificação adequada para auxiliar na interpretação do mundo em que vivemos.

 

Especificamente para nós, da Habilis Consultoria, a medida é motivo de comemoração e alegria. Afinal, a História é uma ciência que contribui significativamente na costura da teia da cultura material, nosso objeto de estudo. Junto com a História, a Arqueologia permite que saibamos dos hábitos e costumes de grupos dos quais hoje restam apenas alguns vestígios materiais.

 

Junto com outras áreas, como Geografia, Geologia, Antropologia e Sociologia, a História nos permite ir mais além nos estudos arqueológicos e torna mais robusto nosso arcabouço teórico. Não por acaso, atualmente, muitos dos arqueólogos em atividade no mercado possuem em sua formação a graduação em História, visto que no Brasil o curso de graduação em Arqueologia é relativamente novo, e a graduação de História foi, durante muito tempo, a melhor porta de entrada desses profissionais no mundo da Arqueologia.

 

Então, estamos realmente diante do momento em que profissão de Historiador tem um marco importante, que valoriza a formação desses estudiosos que se dedicam a investigar e interpretar o nosso mundo para ajudar na compreensão dele. Parabéns historiadores!

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on TumblrDigg thisShare on RedditEmail this to someonePrint this page

Deixe um comentário